terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Porque História?



Estava agorinha mesmo ao telefone com um grande amigo da faculdade...o típico estudante de História: barbudo, de óculos, intelectual e altamente filosófico. Eis que ele me fez uma pergunta que me deixou bastante irritada,pois a escuto desde meu primeiro dia na faculdade:

"Porque você faz História?"

A verdade é que eu não me irrito mais quando me fazem essa pergunta,mas me incomodou que essa pessoa em especial tenha perguntando,pois ao colocar esta questão, sugeriu que não me conhece tão bem quanto eu pensava...

Pra quem não está entendendo nada,vamos lá...explicarei: quem é da área sabe que estudantes de História,bastante semelhantes,inclusive com os de Ciências Sociais e Filosofia, sofrem de uma doença chamada ESTEREÓTIPO. Sim. Pra mim,isso é uma doença,e das graves.

Eu resolvi fazer História na quinta série,aos 11 anos. Sempre me interessou,sempre quis,sempre gostei. Desde criança sempre fui muito chata (pré-requisito para o curso de História),não costumava me enturmar com as outras crianças e estava sempre com um livrinho embaixo do braço. Sempre tive mania de questionar,o que normalmente costumava irritar muita gente,e agradar algumas. Por isso,eu tinha certeza que 'me encontraria' no curso de História...que todos seriam como eu.
Então,quando chegou o momento,prestei vestibular e entrei em uma ótima faculdade,no curso de História...e foi aí que começou a crise.

Apesar de ser uma pessoa que sempre teve interesse por literatura,arte e cultura em geral, também sempre gostei muito de baladas,micaretas,fanfarronices e todas essas coisas consideradas inconcebíveis pela elite intelectual do curso de História. Digamos também,que sou um tanto 'mulherzinha' e SIM,sou vaidosa e gosto de me arrumar...sem contar que entrei na faculdade direto do colégio com meus recém-completados 18 aninhos...

O fato é que já no primeiro dia, para a minha grande decepção de caloura sedenta por festas e comemorações,constatei que as pessoas do meu curso não eram muito adeptas desse tipo de coisa...e muito pelo contrário.

Agora,imaginem só a cena: primeiro dia de aula,curso de História...Mariana entrando na sala de aula com uma calça jeans cheia de strass,blusa com um toque de paetês e salto altíssimo fazendo aquele 'toc toc toc'. (gente..dá um desconto..eu tinha 17 anos e era à noite...o strass mal aparecia!)

É,todo mundi olhou. E aí, fui comunicada que como forma de protesto à reitoria repressora não haveria comememoração,pois não havia o que comemorar.
É,eu quis morrer...

E desde esse dia,virei atração de circo. Tá,sou exagerada. Mas acreditem...escutei muitos absurdos,como : 'você fez chapinha?o que você tá fazendo nesse curso?' ou
'você vai pra Micareta hoje? porque você não vai fazer Direito ou ADM?' ou 'como alguém que gosta de ler pode gostar de chiclete com banana?' ou então os clássicos ' Você faz História? Mentira!' e 'Porque VOCÊ faz História?'.

Afinal,não sou nenhuma hippie/bicho-grilo/trotskista/típica estudante de História...e por isso,até hoje algumas pessoas me olham (muito) feio, e têm certeza de que eu sou uma porta,analfabeta,patricinha,fútil... E o pior,no início entrei numa puta crise existencial e quase larguei o curso de tanto que eu escutei esse tipo de coisa...E sei que tudo isso pode parecer superficial,mas essas coisas meio que mexem com a cabeça da gente...

Fico me perguntando,quando foi que se instituiu esse estereótipo e esse preconceito no meu curso...

Conheço alguém que passou pelo mesmo,e largou o curso. Fico chateada com isso,porque eu não arredei o pé...independente dos meus gostos,ou da minha aparência,sou tão historiadora quanto eles ,e hoje tenho mais do que certeza de que é isso que eu quero pra mim,é isso que eu amo e fico feliz de ver que não deixei essas besteiras me afetarem...

Isso foi meio que um desabafo,mas espero que sirva pra alguém,um dia,quem sabe...e que as pessoas entendam que capacidade intelectual não tem nada a ver com vaidade ou fanfarronices...hahaha :)

Uma boa noite para todos!


"...não me venha com essas história de atraiçoamos-todos-os-nossos-ideais, nunca tive porra de ideal nenhum, só queria era salvar a minha, veja só que coisa mais individualista elitista, capitalista, só queria ser feliz, cara."
( Caio F. - Os Sobreviventes)




- e só pra descontrair,um vídeo que achei engraçadíssimo: 'Cotidiano de um estudante'

8 comentários:

Raf. disse...

Na quinta serie tambem era facinado por historia, toda aquela coisa de egito antigo,imperio romano e tal me fascinavam...
mas depois vi que aquilo não era pra mim...
e ate hoje não sei o que fazer da vida quando completar meus 18 aninhos...

Deftones disse...

Entendo seu lado... não nego que é algo impactante isso, mas gosto de saber que você não foi cooptada pelo mundo cor-de-rosa de Direito e Administração... Eu faço Geografia, que, ao contrário de História, não traz pessoas que carregavam desde criança o sonho de ser geógrafo... não mesmo. No meu caso, entrei no curso por falta de opções. Sempre achei Geografia uma disciplina muito nada-a-ver e os professores de Geografia estavam no último estágio de vida social, a partir do qual o único jeito de se manterem vivos seria sob a figura de assassinos, estupradores ou charlatões. Ao menos, Geografia não tem tantos estereótipos quanto esses que você citou. E eu tinha vontade de cursar História ou Filosofia, mas não rolou... espero que continue e que poste mais coisas sobre seu curso... Mas me diz, como você pode ler e gostar de Chiclete com Banana? rs...

Ah, meu aniversário foi há dez dias, mas obrigado pelos parabéns mesmo assim...

(E Chiclete com Banana não é tão ruim, eu sei... foi só pra brincar ;)

Saudações!

Giancarlo Marelli disse...

Nossa, que desabafo!
EU enfrento também um pouco disso quando falo que faço Letras. Primeiro que sou homem e jovem, e depois que todo mundo diz que eu tenho cara de engenheiro.
Bom, quem vê cara não vê coração, não é mesmo??

Beijos!

ps: admiro muito quem estuda história! Até passou de raspão a idéia de cursar quando fiz o vestibular...

Palavrador disse...

Mariana,

Uma das principais que coisas que percebi na Universidade é que, lá dentro, as pessoas se enchem muito mais de certezas do que antes. Logo, são muito mais intolerantes. Quebram alguns preconceitos, e passam a ter outros.

Ainda bem que você não largou o curso de História. Lá na Uff (onde estudo), também têm pessoas com esses mesmos preconceitos, mas também tem gente bacana, e é isso que vale.

De fato, se você for parar para pensar, esse preconceito dos estudantes de História fundam-se numa pseudo-crítica ao consumismo, mas no fundo é só uma aversão a uma identidade diferente.

Acho que é isso.

Abraços!

~ a Juh! disse...

Desculpa a palavra, mas malditos esteriótipos! As pessoas julgam muito pelas aparências e isso afeta muito o nosso psicológico. Mas vc fez muito bem em não ter largado o curso e ficado firme na sua decisão. Mostrou que tens personalidade. =)
Melhor ser assim, admitir que gosta de ser vaidosa e de fanfarronices do que ser aquele tipo pseudo-intelectual. Isso é péééssimo!

Muito bom teu blog =)

Beeeeeeeeeijos

Unknown disse...

Direito de resposta: A pergunta foi mal interpretada, ela era pra vc mesma se responder e lembrar pq vc fez história( até mesmo pq vc já havia me dito pq viera a fazer História)... pq as respostas que vc buscava estavam na resposta que vc me deu, e a escuridão dos medos que vc me trazia seriam ofuscados pela sua resposta... entenda uma coisa, pra entender o que eu estou falando, vc tem que se despir dessa roupagem cheia de preconceitos que é o mundo... vestindo-o vc nunca vai entender o que eu estou falando... vc vai fazer sangrar com a mesma adaga que te fere... a da ESTEREOTIPAÇÃO...
Sei lá...direito de resposta adquirido... bjs, gosto muito de vc.

ASS: o típico estudante de História: barbudo, de óculos, intelectual e altamente filosófico.

Muri disse...

Não fique confusa! Muita boa sua postura, afinal você poderia ter virado uma hippie... Mas não mudou em função do seu "meio". Não é isso que faz um estudante de historia? Ser ele mesmoe ao mesmo tempo diferente de todo resto? Você foi você mesma e "contra" esse estereotipos de estudantes de historia! Boa garota!
Já é muito comum historiadores hippes,bichos grilos, como vc citou, o que precisamos são historiadoras arrumadas e de salto alto! poder fiminino! auhsuahs

Vi seu blog no orkut e gostei muito, pretendo vir mais vezes!
beijos!!

Poquiviqui disse...

Sabe que eu fiz 2 anos de historia na federal. Desisti nao porque nao gosto, mas porque minha prioridade era direito, mas eh um curso maravilhoso, que um dia pretendo terminar.
Me irritava tbm o mesmo questionamento de todos: - Mas vc vai ser professor?
Eu: - Sim... (com aquela cara ja huauha)
O individuo: - Hmm... Mas soh prof? Ou vai trabalhar tbm?
Pra morrer neh? Huauhahua!

Tem presentinho pra vc no meu blog!
Se interessar entra la que te indiquei pra um selo =)
Abracos!

www.box81.blogspot.com