domingo, 12 de maio de 2013

O educador millennial





Divulgando um pequeno artigo meu, divulgado no Blog do Sidnei Oliveira dia 29 de Abril , no Portal Exame.com . Nele, abordo uma questão que infelizmente ainda não é debatida na área da Educação: a geração y. Como será o educador millennial, que já chegou às salas de aula?


Essa semana durante uma de minhas aulas no terceiro ano do ensino médio, ao tentar me lembrar de um trecho de Las Casas, que tinha guardado em meu smartphone (lembrando que não posso manuseá-lo em sala), ouvi de um aluno: "Professora, até quando iremos ignorar a tecnologia na sala de aula?". Esse episódio lembrou-me do assunto que tanto necessita ser debatido. 

O link para o meu artigo no Portal Exame: O Educador Millennial


O artigo na íntegra:

"O Educador Millennial

A discussão sobre a tão falada “geração Y” há muito me interessa, afinal, faço parte desta geração. Muito procurei, mas não encontrei nos sites de busca, artigos que abordem a atuação da geração Y na área da educação, exercendo o papel de educadores. Há meses busco e encontro apenas discussões direcionadas à atuação destes jovens na área corporativa, burocrática, tecnológica...Jamais, na área da educação.
Ao buscar, encontrei diversos artigos abordando uma temática em torno da geração Y na sala de aula, sempre como alunos, nunca como professores. Mas nós já chegamos lá! Somos poucos, mas estamos já estamos lecionando, frequentando as salas dos professores das escolas por aí!
Desconheço o motivo de essa discussão ser praticamente inédita... Talvez pelo fato de que poucos “y” chegaram a essa área do mercado de trabalho, mas estamos chegando, e a necessidade de discussão aqui é enorme.
Atuar nesta área têm gerado em mim brainstorms constantes, pois meus alunos, assim como eu, cresceram na era digital e às vezes, tenho a impressão de que os profissionais da educação têm certa dificuldade de aceitação e até algum preconceito com as discussões em torno do que chamamos “Geração Y”.
O fato é: como aplicar na área da educação, onde tantas vezes predominam pensamentos conservadores, esse ‘’know-how’’ de geração Y? É mais difícil discutir essa questão, nesta fatia do mercado de trabalho? Como será a chegada dessa geração  na área da educação, no papel de professores...? E a relação deles com os alunos, diretores, coordenadores...? Acredito que há a necessidade de uma discussão imediata e torço para que seja em breve!"


 Não rende uma boa discussão? :)






Nenhum comentário: